Abertura Jogos Internos

Hoje é dia de ÍNDIO! Quem dos senhores aqui já não ouviu esta expressão? Mas que tal nos atentarmos à terminologia e trocarmos para: Hoje é dia do indígena?
A palavra índio veio da idéia equivocada dos povos que aqui chegaram, de que eles estavam chegando das índias, sendo que os índios são povos pertencentes a esta terra chamada Brasil. Logo, índio não é uma palavra interessante para falar do povo brasileiro. O uso da palavra indígena talvez se adeque mais uma vez que significa aquele que pertence ao lugar, usando a autodenominação de cada povo. A maneira como cada povo ver sentido em ser chamado, somente dessa forma, não cairemos no risco de reduzir essa bela diversidade cultural brasileira a uma coisa só.
Os nossos alunos, ao longo de todo esse ano, viverão um projeto atitudinal de valorização da cultura indígena, sendo chamados a desconstruir imagens genéricas e exóticas e criar uma visão empática em relação aos povos originários desta terra. Viabilizaremos por meio de brincadeiras, músicas, danças, histórias e práticas culturais, a valorização dos povos indígenas e de suas contribuições, de ontem e de hoje, na formação das culturas e identidades brasileiras.
Os XXVII JOGOS INTERNOS intencionam proporcionar a integração de atletas e comunidade estudantil numa grande festa que terá início hoje com a sua abertura.
Os nossos alunos aqui representados pelas equipes laranja e verde, homenagearão os povos indígenas por meio das suas identidades. Com seus cocas, danças, representações e culturas farão valer nossa diversidade.

Compartilhe esse conteúdo