Pela primeira vez, o Instituto Dom Fernando Gomes (IDFG) vai participar das Paralimpíadas Escolares com a estreia da aluna-atleta Laura Santana, que irá representar o colégio e o estado de Sergipe na categoria Parabadminton. A ação vai acontecer na cidade de São Paulo, entre 25 e 30 de novembro de 2024, com a presença de estudantes de todo o Brasil.
Além de treinar o esporte que vai levar Laura até o evento, a aluna também era atleta de Ginástica Artística, e foi através da modalidade que conheceu uma colega que lhe apresentou o Parabadminton. A partir disso, a aluna ingressou no Projeto Paradesportivo de Sergipe, iniciativa da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e começou a se aperfeiçoar.
“Hoje temos como foco as Paralimpíadas Escolares, que será a primeira competição nacional da Laura”, informa o professor Leonardo Assis, treinador da atleta, que participa do Projeto da UFS como técnico. “Faço parte do Paradesportivo de Sergipe desde 2022, o que possibilitou que fosse mais fácil treinar a Laura, porém apesar dessa experiência a deficiência dela é de uma classe SL3 que ainda não tínhamos atletas, então o maior desafio foi adaptar os treinos para fazer com que ela evoluísse”.
Com a data do evento se aproximando, a atleta conta com grande expectativa. “Esse é um momento muito especial, pois é minha primeira viagem para fora do estado através do esporte”, diz ela, que conquistou uma vaga para a Paralimpíada Escolar através dos Jogos da Primavera. “Espero poder inspirar outras pessoas com a minha participação”.