Exposição de maquetes sobre A Guerra de Tróia.

Exposição de maquetes sobre A Guerra de Tróia.
Professor: Ginaldo Barbosa
Alunos: 6º anos vespertino do ensino fundamental II ciclo
Coordenação: Jaqueline Barreto

Através do uso das competências e habilidades dos discentes do IDFG, os Professores Ginaldo Barbosa Caroline Moema (Disciplina História dos 6º e 8º anos vespertinos e 7º anos do ensino fundamental II ciclo) desenvolveu um trabalho com os alunos dos 6º anos vespertino sobre os conteúdos relacionados à Grécia Antiga e a obra do historiador grego Homero, A Ilíada.
A guerra de Tróia foi um conflito entre gregos e troianos e durou aproximadamente 10 anos. Aconteceu por causa do rapto da princesa grega Helena (esposa do rei Menelau).O príncipe troiano Páris foi a Esparta ( cidade da Grécia ) acabou apaixonando-se por Helena e a raptou. Com o rapto de sua esposa o rei ficou enfurecido e fez com que os guerreiros gregos os quais havia jurado proteger Helena, organizassem um exército, o qual foi comandado pelo general Agamenon. Vários soldados foram mortos, inclusive Aquiles (Após ser atingido no seu ponto fraco, o calcanhar). O conflito terminou após a execução do grande plano do guerreiro Ulisses, o mais esperto e inteligente dos homens gregos. Sua ideia foi presentear os troianos com um grande cavalo de madeira. Dizendo que os inimigos estavam desistindo da guerra e que o cavalo era um presente de paz. Os troianos aceitaram o presente e deixaram o enorme cavalo ser conduzido para dentro dos muros protetores da cidade. Após uma longa noite de comemoração os troianos foram dormir exaustos. Nesse momento, os soldados que estavam escondidos dentro do cavalo atacaram a cidade, abrindo os portões da fortaleza para que os outros guerreiros entrassem e destruíssem Tróia. Este é um singelo resumo dessa obra épica do historiador grego Homero, denominada “A ILÍADA”!
Nos dias atuais, pesquisadores afirmam que as mudanças pelas quais a sociedade está passando, estão gerando uma nova cultura e modificando as formas de produção e apropriação dos saberes. Por isso, competências e habilidades ganharam destaque nos debates atuais, pois fazem referências simultâneas ao cotidiano social e educacional. Assim o objetivo desde trabalho foi avivar as competências e habilidades dos alunos, fazendo com que os mesmos depois de terem realizado pesquisas sobre o texto: “A ILÍADA” de Homero; desenvolvessem apresentações e confecções de maquetes sobre esta história, cujas, os ajudassem a entender melhor alguns dos aspectos da história da Grécia Antiga.
Os resultados deste trabalho foram às exposições das maquetes no pátio da escola que nos permitiu apreciar as fantásticas apresentações orais de nossos discentes.

Compartilhe esse conteúdo