Exposição de maquetes sobre os Reinos da África Antiga

Exposição de maquetes sobre os Reinos da África Antiga
Professor: Ginaldo Barbosa
Alunos: 7º anos do ensino fundamental II ciclo
Coordenação: Jaqueline Barreto

Há algum tempo atrás não tínhamos inseridas nas matrizes curriculares das escolas o ensino regular da história de uma das civilizações mais fascinantes do mundo, a África. Terceiro maior continente da Terra, ficando apenas atrás da Ásia e das Américas. Junto com as ilhas adjacentes, ocupa cerca de 30 milhões de km2, cobrindo 20,3% da área total da terra firme do planeta. É também o segundo continente mais populoso da Terra, ficando apenas atrás da Ásia. Possui mais de 800 milhões de habitantes em 54 países, representando cerca de um sétimo da população do mundo. Neste continente temos também países de língua portuguesa como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Até o século VII os reinos africanos não tiveram contato com outros povos. A partir desse momento, entretanto, os árabes os alcançam, trazendo consigo o islamismo, e o comércio. Três grandes reinos se desenvolveram na África: Ghana, Mali e Songhai. O último assumiu o califado do Sudão. Após aderirem ao Islã – embora as religiões de adoração aos elementos da natureza ainda persistissem (certo sincretismo é notável) – o comércio com o oriente intensifica-se mais ainda, tendo a África vivido um período de relativa prosperidade. Os principais itens comercializados eram o marfim, a noz de cola e os escravos – provenientes dos africanos – os quais eram trocados por tecidos, cobre e pérolas.
No dia 09 de janeiro de 2003 foi sancionada pelo anterior presidente da republica do Brasil “Lula”, a lei 10.639, a qual obriga as escolas a inserirem em seus currículos o ensino da história da África e das culturas afro-brasileiras. Assim viemos através deste trabalho desenvolvido pelo Professor Ginaldo Barbosa (Disciplina História dos 6º e 8º anos vespertinos e 7º anos do ensino fundamental II ciclo) contemplar esta lei.
Nossos alunos dos 7º anos do ensino fundamental II ciclo fizeram pesquisas sobre reinos Ghana, Mali e Songhai e desenvolveram trabalhos de confecção de maquetes e apresentações orais sobre os mesmos. E utilizando de suas habilidades e competências chegaram à culminância deste trabalho que foram as exposições no pátio da escola, nos dando resultados extraordinários.

Compartilhe esse conteúdo