FEUDOS E CASTELOS MEDIEVAIS

Exposição de Maquetes
 FEUDOS E CASTELOS MEDIEVAIS.

Professor Esp.: Ginaldo Barbosa
Coordenação Pedagógica: Jaqueline Barreto
DESENVOLVIDA JUNTAMENTE COM OS ALUNOS
7º ANOS

Durante a Idade Média (séculos V ao XV) a Europa foi palco da construção de milhares de castelos. Nesta época da história, as guerras eram muito comuns. Logo, os senhores feudais; reis e outros nobres preocupavam-se com a proteção de sua residência, bens e familiares.
Durante os primeiros séculos da Idade Média (até o século XI, aproximadamente), os castelos eram erguidos de madeira retirada das florestas da região. Seu interior era rústico e não possuía luxo e conforto.
A partir do século XI, a arquitetura de construção de castelos mudou completamente. Eles passaram a ser construído de blocos de pedra. Tornaram-se, portanto, muito mais resistentes. Estes castelos medievais eram erguidos em regiões altas, pois assim ficava mais fácil visualizar a chegada dos inimigos. Um castelo demorava, em média, de dois a sete anos para ser construído. Tudo isso ocorre em um período da História denominado Idade Média.
Tendo este período histórico acima como parte introdutória dos conteúdos letivos da disciplina, despertamos nos nossos discentes a competência de compreender o processo histórico de formação da sociedade, da produção do território, da paisagem, e a competência de compreender os processos de formação das instituições sociais e políticas de forma a favorecer uma atuação consciente do individuo na sociedade, juntamente com suas habilidades. O Professor Esp. Ginaldo Barbosa, tendo uma atitude transformadora, faz seus alunos dos 7º anos do IDFG, montarem a exposição de maquetes que versam sobre os FEUDOS E OS CASTELOS MEDIEVAIS.

Compartilhe esse conteúdo