Halloween

Na V unidade, os alunos do ensino fundamental maior apresentaram a temática do Halloween, evento tradicional na cultura americana. Com o objetivo de conhecer melhor os costumes da língua inglesa e suas tradições, os alunos pesquisaram sobre os fatos históricos, costumes, seu surgimento e o significado desta comemoração que hoje se propagou por diversos países.

O Halloween,é uma forte tradição cultural nos Estados Unidos, mas surgiu entre os Celtas (na região onde hoje fica a Irlanda) a cerca de 2500 anos. O nome “Halloween” é uma contração do termo “All hallow”s eve”, que significa “véspera de todos os santos”, no inglês antigo.

 Os Celtas costumavam se vestir com máscaras assustadoras para afastar os espíritos e as bruxas. Esse episódio era conhecido como  o Samhaim?. Com o passar do tempo, os cristãos chegaram à Grã-Bretanha, converteram os Celtas, especialmente com o trabalho de São Patrício no século IV e São Columbano no século VI. Com isso, a Igreja Católica transformou este ritual pagão em uma festa religiosa. Ela passou a ser celebrada nesta mesma época e, ao invés de honrar espíritos e forças ocultas, o povo recém catequizado deveria honrar os santos. Daí veio o ?All Hallows Day?: o dia de Todos os Santos. A tradição entre estes povos continuou e, além de celebrarem o dia de Todos os Santos, eles celebravam também a noite da véspera do dia de Todos os Santos com as máscaras assustadoras e com a comida. A noite era chamada de ? All Hallows Evening?, abreviando-se, veio o Halloween.

Compartilhe esse conteúdo