I – FESTIVAL IDFG DE COSPLAY – UM DIA PARA SALVAR O MUNDO

Projeto

I – FESTIVAL IDFG  DE COSPLAY – UM DIA PARA SALVAR O MUNDO

 

Professor: Ginaldo Barbosa (História)

Professora: Josivânia (Artes)

Professor: Leonardo Lisboa (Inglês)

Coordenação Pedagógica: Pedro Teles e Manoel Jr.

 

DESENVOLVIDO JUNTAMENTE COM OS ALUNOS DOS 9º ANOS

 

Trazemos neste projeto parte da cultura japonesa, ou seja, a cultura COSPLAY que é um termo em inglês formado pela junção das palavras costume (fantasia) e roleplay (brincadeira ou interpretação). É considerado um hobby onde os participantes se fantasiam de personagens fictícios da cultura pop japonesa. Um cosplay pode estar relacionado com personagens de games, animes e mangás, porém pode também englobar qualquer outro tipo de caracterização que pertença a cultura pop ocidental.

Agora tentemos imaginar o mundo dos super-heróis, eles se destacam em histórias em quadrinhos e, sem nenhuma ressalva, assumem-se como mídia de massa, até quando surgem nas telas do cinema, mas dependendo do contexto, também são tidos tanto como instrumento de divulgação ideológica quanto de reflexão para e por seus admiradores.

Quem nunca sonhou em fazer justiça com as próprias mãos, ser aclamado pelo povo e, então deixar a cena de forma espetacular para depois voltar a ser um cidadão comum? No íntimo de cada um de nós esse desejo é latente, mas nos faltam atitude, audácia, coragem ou, então, os chamados superpoderes. Esse anseio, por vezes, quase que irracional, inspirou a criação dos super-heróis que, sem nenhum tipo de concessão, transformam os delírios mais secretos do homem em realizações fantasiosas ou nem tanto.

Sabendo que tudo supracitado nos dá uma gama de possibilidades de trabalho, os docentes acima apresentaram o I – Festival IDFG de COSPLAY. Um dia para salvar o Mundo, onde alunos dos 9ºs anos do ensino fundamental se “transformaram” em super-heróis por um momento na escola, apresentando possibilidades de soluções para situações de problemas de aspectos mundiais. O projeto tem como principais objetivos fazer com que os nossos discentes vivenciassem estas novas culturas e de forma lúdica conseguissem vislumbrar sobre os problemas em que se encontram o mundo nos aspectos políticos, ambientais, econômicos, etc. Além de acrescentar nos conhecimentos curriculares deles mais conteúdos ligados às culturas que os cercam nos mundos virtuais e reais.

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