PROJETO: I SEMANA CINE AFRO-CONSCIÊNCIA

projeto: I semana cine afro-consciência:

Cultura Afro-brasileira e suas múltiplas faces.

Professor: GINALDO BARBOSA

Alunos: 7º anos do ensino fundamental II ciclo

Coordenação: Jaqueline Barreto

 

Sabendo que a lei 10.639, de janeiro de 2003, prevê a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” e coloca como conteúdo o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade. O Professor Ginaldo Barbosa dos Santos traz o projeto “SEMANA CINE AFRO-CONSCIENCIA: CULTURA AFRO-BRASILEIRA E SUAS MÚLTIPLAS FACES”

Os objetivos desse projeto é fazer com que a lei acima citada seja contemplada, além de acrescentar nos conhecimentos curriculares de nossos alunos mais conteúdos ligados às nações e as culturas, afros do Brasil. Visamos também construir e manter a interdisciplinaridade dentro do nosso ambiente escolar visto que a interdisciplinaridade está presente na educação desde que começou a ser aplicada na ciência. Sua função é superar a fragmentação do conhecimento, a falta de uma relação deste com a realidade do aluno e a fragmentação do conhecimento escolar.

Através do uso das competências e habilidades dos discentes do IDFG, o Professor Ginaldo Barbosa (Disciplina História 7º anos do ensino fundamental II ciclo) desenvolveu um trabalho com estes alunos sobre os conteúdos relacionados à temática supracitada.

A proposta deste trabalho também era fazer com que os discentes utilizassem as Competências de Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais e uso da habilidade Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.” E também a Competência de “Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade”, juntamente com todas as habilidades desta competência.

Os discentes fizeram pesquisas sobre as seguintes subtemáticas: – Preconceito contra o negro / O que é ser negro no Brasil? / A capoeira / Culinária afro-brasileira / Danças de matrizes africanas / Santos Negros da Igreja Católica (Santa Efigênia, São Benedito, Santo Antônio do Catigeró entre outros). E tiveram que produzir pequenos documentários sobre as mesmas. Com isso obtemos uma maravilhosa coleção de vídeos produzidos por eles, porém foram escolhidos dentre muitos os que melhor seguiram o edital  do trabalho e tiveram destaque em sua criatividade.

Assim tivemos os três melhores vídeos dos alunos dos 7º Anos e Turmas A / B / E, que possuem as temáticas:

– O QUE É SER NEGRO NO BRASIL? Produzido pelos alunos do 7º Ano A: Ernesto Rezende, Iago Borreli, João Pedro Amaral, Rafael Mendonça, Antonio Cerqueira, Thaysa Santos, Francisco G. Leite, Leticia Araujo, Letícia E. Alves, Gabriela de Morais.

 

– PRECONCEITO CONTRA O NEGRO NO BRASIL! Produzido pelos alunos do 7º Ano B: Anne Caroline Souza, Maria E. Rodrigues, Lucas G. da Silva, Jhonatan G. de Carvalho, Maria B. Conceição, Hellen V. Santos, Anne G. de Jesus, Marcela Moura, Alice G. Silva.

 

– A CAPOEIRA. Produzido pelos alunos do 7º Ano E: Gláucia M. Freire, João P. Oliveira, Júlia K. Alves, Laísa F. dos Santos, Letícia Pereira, Letycia Chaves, Lívio Santos, Milena da Cruz.

 

Aracaju, Se Outubro de 2014

Compartilhe esse conteúdo