Uma visita às obras religiosas…

Exposição: Uma visita às obras religiosas dos artistas do Renascimento Cultural e Artístico

O renascimento cultural foi um movimento artístico cultural que a partir do século xv, recusou o pensamento religioso medieval, colocando o ser humano no centro de tudo.
   O renascimento cultural foi um movimento com características próprias. Uma delas foi o retorno à cultura greco-romana, pois os renascentistas achavam que eles tinham um conhecimento mais amplo da vida.
 A Itália foi o berço do Renascimento cultural. Além disso, o forte desenvolvimento econômico das cidades italianas possibilitou que os comerciantes financiassem os artistas. O período de maior produção renascentista, na Itália, foi de 1450 a 1550. No restante da Europa, ele ocorreu durante todo o século XVI.
O Renascimento modificou as formas de produção das artes. Na Idade Média valorizavam-se obras religiosas, geralmente abordadas em um plano (reto). Nas artes (pinturas e esculturas), os artistas do Renascimento basearam-se na observação do mundo e nos princípios matemáticos e racionais como: harmonia, equilíbrio e perspectiva (fundo). Os principais artistas renascentistas italianos foram Leonardo da Vinci (1452-1519), Michelangelo Buonarroti (1475-1564) e Rafael Sanzio (1483-1520).
Esta exposição de banners representa parte de um trabalho desenvolvido pelo Professor Espec. Ginaldo Barbosa (Disciplina História 7º anos do ensino fundamental II ciclo), juntamente com seus ALUNOS debruçando-se sobre os conteúdos relacionados à temática supracitada.
A proposta deste trabalho era fazer com que os discentes utilizassem as “Competências de compreender os elementos culturais que constituem as identidades e uso da habilidade de Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades e a também a habilidade de Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas”, para que desenvolvessem trabalhos de confecção de banners de lona com imagens religiosas dos artistas acima citados.
Tendo como referência a avaliação que é feita por critérios de competências e habilidades, que de acordo com o MEC (Ministério da Educação), competências são as modalidades da inteligência que usamos para estabelecer relações entre o que desejamos conhecer e as habilidades são competências adquiridas que estão ligadas ao “saber fazer”, foi obtido o resultado desta exposição de reluzentes trabalhos cometidos pelos discentes.

INSTITUTO DOM FERNANDO GOMES
Professor: Ginaldo Barbosa
Alunos: 7º anos do ensino fundamental II ciclo
Coordenação Pedagógica: Jaqueline Barreto

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