VISITA DO SECRETÁRIO DOS DIREITOS HUMANOS AO IDFG

No dia 28 de outubro do corrente ano tivemos a honra de receber a visita do secretário dos direitos humanos, o Sr. Antonio Bitencourt Júnior, o qual veio com o propósito de nomear simbolicamente alguns de nossos alunos como “Defensores Mirins dos Direitos Humanos”.
O ato solene ocorreu na quadra da escola, onde tivemos a presença de nossas estrelas principais, os alunos, além da equipe da coordenação pedagógica na pessoa de Jaqueline Arlindo de L. Barreto e professores de diversas áreas.
Este fato ocorreu depois da produção de minidocumentários produzidos pelos alunos dos 7º anos do ensino fundamental – II ciclo que seguiram o edital dado pelo Professor Espec. Ginaldo Barbosa (Professor também da cadeira de História), edital este que foi partilhado do projeto “SEMANA CINE AFRO-CONSCIENCIA: CULTURA AFRO-BRASILEIRA E SUAS MÚLTIPLAS FACES”. O projeto, que tem o intuito de seguir a lei 10.639 de janeiro de 2003, prevê a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” e coloca como conteúdo o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade.
Assim tivemos os três melhores vídeos dos alunos dos 7º Anos e Turmas A / B / E, que possuem as temáticas:

– PRECONCEITO CONTRA O NEGRO NO BRASIL! Produzido pelos alunos do 7º Ano B: Anne Caroline Souza, Maria E. Rodrigues, Lucas G. da Silva, Jhonatan G. de Carvalho, Maria B. Conceição, Hellen V. Santos, Anne G. de Jesus, Marcela Moura, Alice G. Silva.
Estes nossos alunos receberam das mãos do Secretário o título simbólico de “Defensores Mirins dos Direitos Humanos”

– O QUE É SER NEGRO NO BRASIL? Produzido pelos alunos do 7º Ano A: Ernesto Rezende, Iago Borreli, João Pedro Amaral, Rafael Mendonça, Antonio Cerqueira, Thaysa Santos, Francisco G. Leite, Leticia Araujo, Letícia E. Alves, Gabriela de Morais.
Estes nossos alunos receberam Medalhas de Honra ao Mérito pela produção do vídeo.

– A CAPOEIRA. Produzido pelos alunos do 7º Ano E: Gláucia M. Freire, João P. Oliveira, Júlia K. Alves, Laísa F. dos Santos, Letícia Pereira, Letycia Chaves, Lívio Santos, Milena da Cruz.
Estes nossos alunos, assim como os do vídeo anterior, receberam Medalhas de Honra ao Mérito pela produção do vídeo.

O Instituto Dom Fernando Gomes tem a satisfação de ter em seu quadro alunos que lutam por um projeto que há muito é defendido por vários grupos governamentais e não governamentais na defesa da causa do povo “afro-brasileiro”.

Compartilhe esse conteúdo