No último sábado (23), o Instituto Dom Fernando Gomes (IDFG) promoveu uma formação continuada para professores do Ensino Infantil ao Médio, em parceria com o SAE Digital, sistema de ensino adotado pelo colégio. A manhã contou com palestras e atividades interativas com o objetivo de envolver os discentes de forma lúdica e desenvolver novas competências.
O SAE Digital enviou três especialistas de forma presencial para liderar os grupos divididos entre professores do Ensino Infantil, Fundamental I e Fundamental II e Médio. Durante a ação, o principal tema abordado foi a integração dos materiais físico e digital e a importância de trabalhar em sala com os recursos tecnológicos, que fornecem amplo suporte de aprendizado para os alunos.
Na plataforma do sistema de ensino existe uma variedade de conteúdos e interações que podem ser utilizadas para reforçar o desenvolvimento do estudante, que cresceu inserido em um contexto digital e, por consequência, está familiarizado e sente-se atraído pela facilidade que a tecnologia proporciona.
“O principal aprendizado da Formação foi perceber que a tecnologia não deve ser vista como algo distante ou complicado, mas sim como uma aliada no processo de ensino-aprendizagem”, conta a professora de redação Diana Alves, “compreendi melhor como usar a tecnologia de forma planejada, de acordo com os objetivos pedagógicos, e não apenas como um complemento”.
O SAE Digital oferece para professores e alunos uma plataforma interativa, ferramentas de gamificação e aplicativos de produção colaborativa. Toda a esfera digital é pensada com o intuito de otimizar o trabalho dos docentes e potencializar o estudo dos alunos.
“A formação impacta diretamente na forma como planejamos e conduzimos nossas aulas”, reforça Diana, “também contribui para que eu me sinta mais segura em lidar com ferramentas digitais e para que consiga desenvolver um trabalho mais próximo da realidade dos estudantes, favorecendo o engajamento e a construção do conhecimento de maneira mais significativa”.